Valores:
Mensalidade
R$ 65,00
(Consulte-nos sobre descontos na mensalidade)
Valor da Inscrição
R$ 40,00
(Material incluso)
Programação
O Desenvolvimento da Inteligência e do Pensamento infantil e suas implicações para a Educação e para a Clínica Psicológica - Curso amparado na teoria do desenvolvimento de Jean Piaget
PROGRAMAÇÃO
15 de agosto de 2009 Nesse dia o horário é das 8h às 12h.
Tema: A origem e a finalidade da teoria do desenvolvimento da inteligência e do pensamento. Alguns conceitos abordados: conhecimento, inteligência, pensamento, estruturas cognitivas, linguagem, etc.
19 de setembro de 2009 8h30 às 12h
Tema: O período de desenvolvimento de zero a dois anos. Temas abordados: nascimento da inteligência, o papel das atividades sensório motoras no desenvolvimento da inteligência, a importância do ambiente, dos estímulos e das experiências na construção da inteligência, etc.
03 de outubro de 2009 8h30 às 12h
07 de novembro de 2009 8h30 às 12h
Tema: Os períodos operatório-concreto e operatório-formal do desenvolvimento do pensamento. Temas abordados: o nascimento da lógica no pensamento infantil, a emergência da moralidade autônoma, da reflexão, da colaboração, da individualidade, etc.
28 de novembro de 2009 8h30 às 12h
Tema: Aplicações da Teoria de Piaget na educação e na clínica psicológica. Temas abordados: quais principais fatores que deve uma escola contemplar para ser construtivista? Quais as principais aplicações da teoria construtivista no consultório psicológico?
1) A Inteligência é inata?
2) Quais os fatores que favorecem, ou que atrapalham, o desenvolvimento da inteligência e do pensamento infantil?
3) O que é educar uma criança de maneira construtivista?
4) Que tipo de estrutura de pensamento tem uma criança de dois a sete anos, e quais as consequências disso para a educação escolar e familiar?
5) Por que o brincar infantil é tão importante ao desenvolvimento?
6) Por que contar histórias é importante e qual sua relação com o desenvolvimento do pensamento e da inteligência?
7) Qual o papel do meio, da genética e dos estímulos no desenvolvimento da inteligência?
8) É possível apressar o desenvolvimento infantil, como por exemplo, a alfabetização? Caso seja, vale a pena (é saudável para a criança)?
9) Qual o significado da fase dos "porquês" na criança de três anos em diante?
10) Por que os pais não devem dar mensagens contraditórias aos seus filhos?
11) Qual o principal fator no trato com o adolescente, tanto no dia a dia quanto na escola, e por quê?
12) O que muda em um diálogo com uma criança de até sete anos (aproximadamente) e outra mais velha?
13) Por que os limites devem ser colocados para as crianças na forma de ações e não de diálogos?
14) Como Piaget explica o egocentrismo e a onipotência do adolescente?
15) Qual o principal fator no trato com o adolescente, tanto no dia a dia quanto na escola, e por quê?
16) Todos os seres humanos atingem o mesmo nível de desenvolvimento cognitivo?
17) Qual a diferença entre um problema infantil de ordem cognitiva, comportamental ou emocional?
18) Qual a diferença entre cognição, emoção e comportamento e como interferir em cada um desses níveis? São eles interdependentes?
19) Como saber se uma criança com dificuldade de aprendizagem apresenta um problema de ordem cognitiva, comportamental ou emocional?
Coordenação
Guilherme Magnoler Guedes de Azevedo. Psicólogo Clínico. Formado pela Universidade do Sagrado Coração (USC Bauru). Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - Bauru). Fundador, Diretor e Docente do Instituto de Estudos Psicanalíticos de Bauru. CRP 70.116/06
Local e Horário
Os encontros acontecerão à Rua Guilherme de Almeida 4-15, das 8h30 às 12h (sábados).